Comprei meu pinball - E agora!?!?

Informações e discussões sobre pinballs eletrônicos da década de 90 até hoje.
Gottlieber
Fresh Boarder
Fresh Boarder
Registado: terça dez 08, 2015 12:31 am

Comprei meu pinball - E agora!?!?

Mensagempor Gottlieber » segunda dez 21, 2015 3:54 am

Fala pessoal, vou postar aqui algumas das minhas experiências que encontrei e como as solucionei após ter comprado meu primeiro pinball. Gostaria que vocês mais experientes compartilhem dicas também!

Passada a empolgação da compra, hora de botar a bixinha em dia depois de anos de abusos.

1º - Manual da Máquina! - Sim sim sim! pode parecer bobagem mas não é! Na maioria dos pinballs, o manual traz também o esquema elétrico da máquina, que além de facilitar o diagnóstico caso algum problema aparece, ele também te ajudará no próximo item.

2º - Fusíveis! - Ahhhhh os fusíveis! Minha máquina estava totalmente 'overfused' e pior, alguns fusíveis foram 'remendados com solda!" - Utilizando o manual da bixinha, verifique TODOS e troque-os o mais rápido possível. Atente-se ao fato de que as máquinas geralmente pedem fusíveis do tipo SLOW-BLOW e apenas alguns FAST-ACTION. (onde acho aqui no Brasil fusíveis SLO-BLO de 3/8Amp? :( )

3º - Solenoides/Bobinas/Mosfets - Verificar se as solenoides/bobinas não estão em curto - Utilizar um multímetro. Qualquer uma que ler abaixo de 0.3ohm está com problema. Evite ligar a máquina sem desligar bobinas com problemas antes - marque os fios e dessolde um dos polos, ou todos de preferencia. Não se esqueça também de verificar as capas de núcleo/sleeves. Quando essas falham, sua bobina/solenoide/mosfet estarão em risco!
Caso algum mosfet esteja com defeito, sugiro também a troca imediata. Para as bobinas que estiverem funcionando, NÃO COLOCAR ÓLEO MUITO MENOS GRAFITE EM PÓ! Se estiver enroscando, troque a capa de núcleo... e verifique se o núcleo está liso e limpo.
Em tempo, no caso da minha máquina, haviam 2 bobinas 'erradas' - no flipper e em um alvo. Coincidentemente, essas bobinas são as mesmas que podem substituir 2 das 3 que estão queimadas. Com o manual pude comprar as corretas para cada local, o que vai deixar a máquina trabalhando dentro das especificações.

4º - Verificar a voltagem da tomada que a máquina será ligada. Algumas máquinas vem com um cabo jumper que seleciona entre 127v e 110v. Utilizando com o jumpeamento errado pode deixar a máquina doidinha, parecendo que está com problemas. Um problema comum é um reset ao pressionar ambos os flippers

5º - Borrachas! Pode acreditar, ao comprar a máquina de um individual certamente estarão ressecadas. Compre o quanto antes um kit para sua máquina para evitar danificar as bolas... bolas danificadas significam riscos no mylar... riscos no mylar significam comprar NOVUS e por ai vai.
Limpe também o playboard (playfield)

6º - Plásticos / Rampas - Bom, a idade média das máquinas gira em torno de 18 anos... quebrar uma rampa ou plástico na bolada deve ser triste e pode ser ainda mais triste na hora de comprar uma parte nova - SE ACHAR. Portanto recomendo - proteções de inox para rampas sempre que possível.
Em São Paulo é bem fácil achar onde cortem inox sob medida e fica muito mas muito mais barato do que comprar uma rampa nova.
Para plásticos na playboard, recomendo comprar uma prancheta de acrílico transparente, colocar o plástico original sobre, marcar e fazer o corte coisa de meio centímetro maior que o original, e depois parafusá-lo sob ou sobre o original vai do seu gosto.

7º - Luzes - Uma máquina com as luzes em dia, sempre fica mais bonita... não economize, são baratas geralmente. Lampadas normais ou LED? - No meu caso, lâmpadas normais. Leds economizam energia e duram mais e deixam a máquina mais bonita... para quem vê! Para quem joga, nossa, olho chega a sangrar de tanto brilho. Caso opte por leds, RECOMENDO utilizar led que imita a cor da lampada original. Estou procurando ainda...
Outro detalhe a ser levado em consideração - se for comprar online, compre alguns para testar antes. No caso da minha máquina, uma Gottlieb, os leds não piscam! Preciso de uns tais de "no-ghosting" - ainda procurando onde comprá-los!

Acho que é isso... se alguém tiver dicas, favor contribuir para o tópico!

Manowar
Platinum Boarder
Platinum Boarder
Registado: terça nov 08, 2005 9:11 pm

Re: Comprei meu pinball - E agora!?!?

Mensagempor Manowar » sábado dez 26, 2015 4:02 pm

boa tarde.
qual a sua máquina, condições e de quem comprou ?
cortar acrílico é sempre uma aventura, quase nunca dá certo, mais fácil encomendar com profissionais que fazem reproduções.
você está certo, nunca use óleo, graxa, grafite ou qualquer produto lubrificante em pinball.
passo alguns links para futuras compras:
https://www.titanpinball.com/index.php
http://www.jswpinball.com/
http://www.classicplayfields.com/index.html
http://www.marcospecialties.com/
http://www.marcospecialties.com/
http://www.bayareaamusements.com/

abraços !

Gottlieber
Fresh Boarder
Fresh Boarder
Registado: terça dez 08, 2015 12:31 am

Mensagempor Gottlieber » segunda jan 18, 2016 4:38 pm

Opa, é uma Barb Wire! Estava funcionando mas resetava quando pressionava o flipper da esquerda. Coisa fácil de resolver, uma bobina em curto.
Comprei de particular... já a restaurei quase que na totalidade, está apenas faltando as borrachas, uma bobina e um puxador novo. Dizem que tenho que trocar o puxador todo por causa do botão quebrado... é isso mesmo? Não tem como adaptar nada ali? :(

Manowar
Platinum Boarder
Platinum Boarder
Registado: terça nov 08, 2005 9:11 pm

Mensagempor Manowar » segunda jan 18, 2016 9:00 pm

a questão do lançador não sei te dizer.
só vendo mesmo.

:?

amphicar4fun
Fresh Boarder
Fresh Boarder
Registado: terça fev 02, 2016 11:53 pm

Mensagempor amphicar4fun » domingo dez 02, 2018 12:50 pm

Pessoal,

Alguém saberia me informar com que consigo os plásticos da Titan?

Grato,

Jacques

BLEICH
Fresh Boarder
Fresh Boarder
Registado: segunda jul 15, 2013 5:14 am

Mensagempor BLEICH » sexta dez 07, 2018 3:50 pm

Boas. Estou terminando de restaurar minha TITAN ... comprei os plásticos com o Danielz

Voltar para “Pinballs Digitais”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes